2010-08-08

Inspiração para bonsai

Há árvores na natureza que são verdadeiras fontes de inspiração, que conseguem até mudar a forma como olhamos para as "regras" e para material em bruto. Tenho a sorte de viver perto de um núcleo de árvores dessas.

Na Madeira há um local que se chama Fanal, fica na encosta norte da ilha em plena Laurissilva - a nossa floresta endémica classificada Património Natural pela UNESCO. O sítio está normalmente coberto de nevoeiro, mesmo que 200m ao lado não se veja uma única nuvem no céu. A altitude é de cerca de 1000m e o planalto do Fanal é sobranceiro a um desfiladeiro muito profundo, talvez por essa razão haja constantemente nevoeiro. O Google Earth permite uma exploração engraçada do dramático relevo do local. No mapa abaixo, o Fanal está ligeiramente à esquerda e abaixo do centro da imagem.


Ver mapa maior

Recentemente consegui apanhar o Fanal sem nevoeiro - a última vez que me lembro de isso ter acontecido foi na altura da visita do Mário Eusébio. Tirei várias fotografias, que seguem abaixo, mas que de forma alguma fazem justiça às árvores.























Nenhum comentário: